terça-feira, 16 de novembro de 2010

História do RN para Iniciantes



Para entender o presente e planejar o futuro, é essencial conhecer o passado.

A leitura de textos sobre nossas origens é imprescindível para que possamos interagir melhor na sociedade em que vivemos. É conhecendo a origem de um povo que podemos extrair do presente um convívio mais harmonioso e respeitoso.

E não são poucas coisas que marcaram nossa História, por exemplo, poucos ouviram falar sobre os Potiguares e Tarairiús, a Guerra dos Bárbaros, o Sindicato do Garrancho, a Revolta do Quebra-Quilos, a Campanha de Pé No Chão Também Se Aprende a Ler, que a primeira tentativa de Revolução Comunista no continente Americano que ocorreu em Natal através da Intentona em 1935, as Meninas das Covinhas de Rodolfo Fernandes que morreram na seca de 1877, o Messianismo de João Ramalho, o Cangaceiro Romântico Jesuíno Brilhante, que há uma tese sobre ser o Rio Grande do Norte o local da Conquista inicial de Portugal e não a Bahia na colonização do Brasil, que a primeira mulher a ter o direito a votar foi Celina Guimarães Viana e ainda que Alzira Soriano foi a primeira prefeita da América Latina, dentre outras questões, fatos, peculiaridades, curiosidades do nosso povo e da nossa História.

O livro História do RN para Iniciantes, do professor Tales Augusto, é uma obra que se propõe a apresentar nossa História de uma forma lúdica, às vezes engraçada, mas nem por isso descompromissada com a crítica que a História de todo e qualquer povo merece! Relações com o presente, charges, ‘causos’, dentre outras ações figuram para que esta tarefa seja prazerosa.

Neste sábado, pela manhã, lançamento na livraria Siciliano do West Shopping.

OBS: 5% da venda do livro será destinada ao GACC (Grupo de Apoio a Criança com Câncer) e em Mossoró para o Abrigo dos Idosos Amantino Câmara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário